quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Doadores de sangue incentivam gesto no dia Nacional do Doador

Em Juiz de Fora a data teve a presença do doador mais presente e até de famosos. Celebração também em Divinópolis

Em Juiz de Fora existem pessoas que salvam vidas graças à solidariedade. Pessoas como Dalila, de sete anos, que não tem idade para doar sangue, mas ajuda na campanha. Eo aposentado José Geraldo Ferreira que já doou 120 vezes.

Gesto simples e rápido que já virou compromisso. Nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, o momento foi de festa. No Hemominas da cidade, decoração especial e casa cheia de vida. Os convidados são doadores voluntários da unidade. José Geraldo Ferreira se emociona. Ele saiu da cidade de Pirapetinga, a 173km de Juiz de Fora, para doar. Um gesto que começou em 1973 e não parou mais. Nesta quarta-feira ele realizou a doação de número 120.

Ele se sente à vontade ao lado de famosos, como a ex BBB Josy Oliveira. A cantora juizforana venceu a preocupação com a pressão baixa para ser voluntária pela primeira vez. Osmar, da dupla sertaneja Osmar e Arantes, também fez questão de doar pela 12ª vez.

Artistas, famosos e anônimos, na hora de colher o sangue, são todos voluntários. No bairro Amazônia, Zona Norte de Juiz de Fora, na região do Francisco Bernardino, moram aproximadamente oito mil pessoas e pelo menos 40 delas já estão convocadas a doarem sangue pela pequena Dalila, de apenas sete anos.

Mesmo sem idade para se tornar doadora, Dalila bate de porta em porta procurando voluntários. A mãe, Marcelina de Freitas, conta que a menina teve a ideia depois de ver uma reportagem de TV. E para que ninguém falte com a palavra, fez até uma listinha e música própria para sensibilizar quem ainda não fez a sua parte.

Divinópolis

O Hemominas de Divinópolis organizou uma manhã especial para comemorar a data. Os doadores foram surpreendidos com a homenagem. A recepção foi toda decorada com origamis de coração, que simbolizam o gesto solidário de doar sangue. O grupo Vozes em Seresta ajudou a deixar o dia bem mais alegre.

As canções mineiras embalaram os doadores que acompanharam cada verso. Na cozinha, mais uma surpresa. Um café da manhã especial foi preparado. A operária Cirlene Guedes é de Santo Antônio do Monte e gostou da homenagem.

Por semana, cerca de 400 pessoas passam pela unidade do Hemominas para doar sangue. Na semana do doador, a previsão é dobrar o número de pessoas, o que vai ajudar no estoque de fim de ano.

Para agradecer quem colaborou com a Hemominas durante os 12 anos em que a fundação está em Divinópolis, os doadores receberam certificados e a imprensa também foi homenageada. A repórter Aline Fonseca, representou a TV Integração.

O técnico de informática Mário Lopes recebeu o certificado de prata pelas 27 doações que fez em nove anos. Para encerrar as comemorações, foi cantado os parabéns pelo Dia Nacional do Doador de Sangue.

Fonte: SacraHome.net

Bjs!



Postado por: Dindy

Nenhum comentário: